Notícias

Fique por dentro das notícias

Dia Mundial da Higienização das Mãos

5 de Maio foi insituído pela OMS como Dia Mundial da Higienização das Mãos

Dia Mundial da Higienização das Mãos

O dia 5 de maio foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como DIA MUNDIAL DA HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. Foi estabelecido com o intuito de lembrar as instituições de saúde sobre a importância da conscientização quanto a este ato tão simples, mas tão eficiente para o controle de infecções relacionadas à assistência à saúde e prevenção da transmissão de micro-organismos. A higiene das mãos é uma medida de baixo custo que promove a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.


Por meio desta iniciativa a OMS pretende ressaltar a importância da técnica correta da higienização das mãos pelos profissionais de saúde nos momentos com maior risco de contaminação, que são: 
1. antes de contato com o paciente;
2. antes da realização de procedimento;
3. após risco de exposição a fluidos biológicos;
4. após contato com o paciente;
5. após contato com áreas próximas ao paciente, mesmo que não tenha tocado o paciente.


A nossa pele é colonizada por diferentes micro-organismos e pode servir como reservatório de germes que podem ser transmitidos por contato direto (de uma pessoa a outra) ou indireto (de uma pessoa com um objeto ou superfície). A higienização das mãos contempla a lavagem das mãos com água e sabão e a fricção antisséptica com solução alcoólica (álcool 70%) para eliminação desses micro-organismos. Confira o vídeo no final da matéria!


Em tempos de pandemia (COVID-19), o ato de higienizar as mãos está sendo amplamente difundido, pois é determinante para prevenir o contágio, não só pelos profissionais de saúde, mas também pela população em geral, onde a transmissão do coronavírus pode ocorrer pelo ar (tosse, espirro) ou pelo contato pessoal.

Susan Danielle Kochmann
Farmacêutica 
CRF-PR 10386


Compartilhe nas redes sociais: