Você já ouviu as frases: "Cortar carboidratos ajuda no tratamento do câncer”; “Sua quimioterapia não vai funcionar se você comer carboidratos”? Será que são verdadeiras ou mitos?
Alguns estudos feitos em laboratório com células e em animais concluíram que a restrição de glicose (açúcar) pode reduzir o crescimento de tumores. No entanto, o corpo humano é complexo, e o que a ciência descobre quando estuda um grupo de células/tumores quase nunca pode ser aplicado para seres humanos sem que antes sejam feitas pesquisas em humanos.
Até o momento, não existem evidências científicas suficientes que confirmem que cortar carboidratos ajuda a “matar o tumor” em humanos. Também não é verdade que se você comer carboidratos durante o tratamento a quimioterapia não vai funcionar direito.
Alguns cientistas estão estudando o efeito de determinadas dietas na resposta ao tratamento do câncer, mas ainda não existem dados suficientes que possam gerar recomendações diferentes das atuais para pacientes em tratamento.
O que o Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda por enquanto que você siga uma alimentação saudável, baseada em “comida de verdade” e sem alimentos ultraprocessados. Em caso de sintomas relacionados ao tratamento e de perda de peso, procure um nutricionista.
Fonte: INCA - Instituto Nacional do Câncer
Essas informações não substituem uma consulta com um nutricionista.
Taíne Paula Cibulski
Nutricionista
CRN2 12381