Notícias

Fique por dentro das notícias

2019: Um ano para ficar na história?

Ana Carolina Ratin, médica e também paciente do Complexo ISPON, nos ajudou a responder esta pergunta!

2019: Um ano para ficar na história?

Chamo-me Ana Carolina Ferreira Ratin, sou pontagrossense, sou médica, tenho 28 anos e em janeiro de 2019, um mês antes de terminar a Residência Médica em Anestesiologia, palpei um nódulo na minha mama. Sempre mantive hábitos saudáveis, exames com regularidade e não tinha nenhuma história de câncer na minha família, não acreditava que poderia ser realmente um câncer... mas foi. Desde então, minha vida mudou completamente... Exames, biópsias, criopreservação, 16 quimioterapias, cirurgia, 25 sessões de radioterapia e hormonioterapia. O caminho  não foi fácil, o momento do diagnóstico até saber qual era a dimensão da doença foi o mais angustiante. Depois disso, a vontade de viver foi sempre soberana e para tal era preciso lutar. Era necessário inverter os papéis, tirar o jaleco de médica e me tornar paciente. Era necessário passar por toda a transformação que o tratamento traz... o medo do desconhecido, a queda dos cabelos, cílios e sobrancelhas, os quilos adquiridos, as dores e o cansaço.  Confiar na equipe que me assistia foi essencial para o sucesso do processo, tive médicos incríveis ao meu lado e fui muito bem acolhida por toda a equipe do ISPON. O Instituto tornou-se a minha segunda casa e a equipe a minha segunda família.

Neste ano, pude conhecer na pele como é o diagnóstico precoce de um câncer de mama, todo o seu tratamento e agora, no finalzinho, estou desfrutando da cura. Neste ano, eu aprendi que o câncer não é uma sentença de morte, que os tratamentos evoluíram muito e que hoje grande parte dos pacientes conseguem alcançar a cura. Neste ano eu percebi que, por mais que tenhamos mais acesso à informação, o câncer ainda é muito estigmatizado pela sociedade, os olhares de espanto na rua e os comentários ruins ainda acontecem. Neste ano, eu percebi que a rede de apoio ao paciente com câncer tem um enorme papel na vida de nós pacientes, com ela conseguimos trocar experiências, conhecimento e muita motivação. Com o câncer eu aprendi a dar valor aos momentos mais simples e a comemorar cada pequena vitória. De degrau em degrau hoje estou aqui, comemorando a grande vitória que foi a cura do câncer. 

2020 com certeza será um ano especial, “depois de toda a tempestade hoje consigo ver o um belo sol”. Nunca percam a esperança, acreditem sempre no sucesso do tratamento, saibam que se os dias bons são efêmeros na nossa vida, os ruins também são e eles vão passar. Desejo que 2020 seja o ano da descoberta de uma pílula mágica que extermine todos os tipos de câncer. Mas que se isso não for possível, que seja um ano de diagnósticos precoces, tratamentos com poucos efeitos colaterais e de muita CURA. Feliz e saudável 2020!
 

Ana Carolina Ferreira Ratin
Médica Anestesiologista e paciente do Complexo ISPON

  

Convidamos a Dra. Ana para nos ajudar a refletir nesta frase e ela, com suas lindas palavras, mostra-nos que em um mesmo ano os nossos planos podem se concretizar: tornar-se anestesista! E também, quando a vida profissional está prestes a alçar voos mais altos, pode-se ser surpreendido com um câncer. Ninguém deve imaginar naquela contagem regressiva, na expectativa e sonhos para um novo ano, que uma doença grave irá fazer parte dele. Mas será que mesmo quando somos atingidos por uma notícia difícil devemos deixar de acreditar que o ano valerá a pena?


Acreditamos que se nosso olhar estiver atento às sutilezas da vida, podemos encontrar a felicidade nas pequenas coisas. E a união destes pequenos acontecimentos fazem com que os dias sejam mais leves e resultem em uma vida que não é fácil, mas que vale sim a pena.


Em Março de 2019, o Complexo ISPON conquistou a Certificação em Nível 2 pela ONA. Um reconhecimento ao nosso trabalho que é voltado a oferecer um atendimento seguro e de qualidade para você. Somente esta conquista já seria suficiente para afirmarmos que 2019 é um ano para ficar na história. No entanto, não são apenas os grandes feitos que fazem toda a jornada ser especial. Em 2019, mais do que nunca, pudemos perceber que o nosso dia-a-dia é repleto de significantes acontecimentos. Em alguns, fomos protagonistas, mas na maioria os protagonistas foram nossos pacientes, seus familiares e amigos e também nossos parceiros!


História, quando pensamos nesta palavra podemos imaginar vários fios se entrelaçando e se unindo para sempre. Cada paciente que entra em nossa Instituição traz consigo uma história. Chegam muitas vezes com medo, com vontade de nunca ter entrado neste lugar. Mas aos pouquinhos, com um sorriso, um abraço, uma  poesia... A gente vai cativando um ao outro. A gente mima de um lado e recebe muito carinho e presentes que adoçam a vida de outro. Para nós, o câncer pode até ser algo em comum entre nossos pacientes, mas quando todas essas histórias se cruzam, o que mais se tem são vivências inspiradoras para se contar.


Em 2019, teve o Café na Fazenda, Última quimio, Projeto Farol, Love Letters, Meu legado, 11ª Corrida e Caminhada do ISPON contra o câncer, 10 anos da Equipe Multidisciplinar de Cuidados Paliativos e tantos outros momentos juntos. Não tem como duvidar que 2019 é um ano que ficará guardado em nossos corações, assim como, cada um que passou por nós! E para você, este ano valeu a pena?

Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: