Notícias

Fique por dentro das notícias

Coquetel de Aniversário EMCP Complexo ISPON

EMCP comemora 10 anos de atuação

Coquetel de Aniversário EMCP Complexo ISPON

No dia 20 de Novembro, o Complexo ISPON realizou um coquetel de aniversário em comemoração aos 10 anos dos Cuidados Paliativos. Foram convidados todos os colaboradores e membros do corpo clínico da Instituição. O evento contou com a palestra sobre Diretivas Antecipadas, proferida pelo médico oncologista do Complexo ISPON, Dr. Pedro Grachisnki Buiar, o qual possui o título de Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo apresentado a tese: Diretivas Antecipadas de Vontade do Paciente Oncológico em Tratamento Paliativo: prevalência, perfil epidemiológico e desfechos associados. Foi uma oportunidade de todos os presentes conhecerem este assunto cada vez mais debatido no âmbito dos cuidados paliativos e também na área da saúde e do direito.

Após, a Enfermeira Graziella Grzybowski, a Farmacêutica Susan Kochmann e a Psicóloga Deuza Avellar, todas integrantes da Equipe Multidisciplinar de Cuidados Paliativos (EMCP), apresentaram o livro "Meu Legado" que é resultado da Terapia da Dignidade aplicado a uma paciente em atendimento pela equipe. Confira mais informações: http://www.ispon.com.br/noticias/entrega-do-livro-meu-legado

Há 10 anos os Cuidados Paliativos do Complexo ISPON busca oferecer atendimentos, visitas domiciliares, assistência à família e aos cuidadores e atendimento de luto. Para o atendimento foi criado a EMCP (Equipe Multidisciplinar de Cuidados Paliativos), que é composta pelos Profissionais: Enfermeiro, Médico, Farmacêutico, Nutricionista, Fisioterapêuta, Psicólogo e Capelão, que se reúnem para o atendimento com os pacientes em cuidados paliativos. Os pacientes em cuidados paliativos são atendidos e acompanhados por toda a equipe, onde são acompanhados e tratados os sinais e sintomas que estão prejudicando a qualidade de vida do mesmo, sanando suas dúvidas, medos e vontades, dentro das possibilidades terapêuticas de cada um, respeitando sempre a sua individualidade.

São inclusos no atendimento pela EMCP, os pacientes oncológicos sem possiblidades de cura em tratamento no ISPON (Instituto Sul Paranaense de Oncologia), ISPAR (Instituto Sul Paranaense de Radioterapia) e no UNICON (Unimed Centro de Oncologia), com disponibilidade para acompanhamento semanal ou quinzenal, bem como, seus familiares e cuidadores.

Para desenvolvimento e abrangência do tema cuidados Paliativos, bianualmente, o Complexo ISPON promove o Fórum de Cuidados Paliativos, evento que reúne diversos profissionais especialistas abordando sobre o tema. O público alvo são profissionais da área da saúde, acadêmicos em formação, pacientes e familiares. 

O Complexo ISPON parabeniza todos os membros da equipe e também aqueles que passaram por ela deixando a sua colaboração para a consolidação deste belíssimo trabalho. Ter a atuação da EMCP reafirma o slogan "Tudo pela Vida" e é um grande orgulho para a nossa Instituição!

Galeria de fotos


Compartilhe nas redes sociais: