Notícias

Fique por dentro das notícias

Higienização das Mãos: Uma atitude que salva vidas!

A prevenção de infecções está em suas mãos!

Higienização das Mãos: Uma atitude que salva vidas!

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a higienização das mãos (HM) é reconhecida como uma das principais estratégias para prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde, as chamadas IRAS. A correta HM em serviços de saúde tem sido foco para a prevenção da disseminação de micro-organismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde.

No entanto, sabe-se que a adesão correta desta prática ainda é considerada baixa em serviços de saúde do mundo todo. Diante disto e com  propósito de melhorar a segurança do paciente, a Anvisa publicou em 2010, a RDC n° 42 de 25 de outubro de 2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de preparação alcoólica para a HM, nos pontos de assistência, em serviços de saúde (BRASIL, 2010). No Complexo ISPON são disponibilizados 38 pontos de higienização das mãos com álcool 70º. Em cada um desses pontos e também próximo aos dispensadores de sabonete líquido, contém um informativo com o passo a passo para a higienização eficaz das mãos. Assim como os profissionais, pacientes/acompanhantes e demais visitantes da Instituição também podem e devem colaborar para a diminuição das taxas de infecção por meio da higienização das mãos e também da cobrança desta prática nos meios assistenciais.

A Anvisa ainda ressalta que as mãos devem ser higienizadas com o produto apropriado em momentos essenciais e necessários, ou seja, nos cinco momentos para a higiene das mãos, de acordo com o fluxo de cuidados assistenciais para a prevenção das IRAS causadas por transmissão cruzada pelas mãos:

  • antes de tocar o paciente
  • antes de realizar procedimento limpo/asséptico
  • após risco de exposição a fluidos corporais
  • após tocar o paciente
  • após contato com superfícies próximas ao paciente

Nesse contexto e para reforçar ainda mais esta ideia que salva vidas, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 5 de maio como o "Dia Mundial da Higienização das Mãos". Os profissionais do Complexo ISPON são incentivados desde a admissão a praticarem a cultura de Segurança do Paciente e recebem treinamentos continuamente. No último mês de abril durante a campanha Abril pela Segurança do Paciente, tivemos a palestra "Eu me comprometo a lavar minhas mãos" com o Enfermeiro Emanoel Severo e também uma atividade sobre a higienização correta das mãos aplicada pela Enfermeira e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do ISPON Wandy Maira Schultz.

Nós do Complexo ISPON nos comprometemos a lavar as mãos e a salvar vidas! E você?


Compartilhe nas redes sociais: