Notícias

Fique por dentro das notícias

Maio: “Mais" um mês da mulher

Em maio se comemora: Dia Mundial do Câncer de Ovário (8), Dia das Mães (12) e Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher (28)

Maio: “Mais" um mês da mulher

Vários meses no ano têm sido dedicados a lembrar, homenagear, cuidar da mulher. Segundo o último senso do IBGE, as mulheres já são a maioria no Brasil. Junto com esse crescimento, observou-se também um aumento na expectativa de vida, e na intensidade de rotina de vida dessas mulheres o que torna ainda mais importante prestar atenção a saúde feminina nas diferentes fases da vida.

No dia 28 de maio, é celebrado o dia Internacional da Luta Pela Saúde da Mulher, que tem como objetivo chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre os diversos problemas de saúde e distúrbios comuns na vida das mulheres.

O cuidar já é algo intuitivo do sexo feminino, porém, as diversas funções que as mulheres vêm acumulando, com maior espaço no mercado de trabalho associado às funções familiares, tem feito com que o cuidar de si fique em segundo plano, aumentando o número de patologias. Consequentemente, muitas deixam, inclusive, de fazer os exames periódicos preventivos, situação que se agravou ainda mais na atual situação de pandemia do COVID 19, observando-se uma queda de aproximadamente 75% das consultas ginecológicas e 40% das consultas oncológicas, impactando diretamente no diagnóstico e resultado de tratamento.

Dentre as patologias oncológicas que afetam o sexo feminino, as mais comuns, em ordem de incidência são: câncer de mama, colorretal e colo uterino e todas possuem métodos de rastreio e prevenção que permitem diagnóstico precoce e melhor prognóstico da doença.

O câncer do colo de útero, tem como principal fator de risco a infecção pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). O Exame preventivo, Papanicolau, é capaz de detectar lesões precursoras do câncer de colo uterino, e deve ser realizado, segundo o Colégio Americano de Ginecologia, a partir dos 21 anos, com periodicidade dependente da idade, podendo iniciar mais precocemente. 

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais em grande parte dos casos, aumentando assim a possibilidade de tratamentos menos agressivos e com taxas de resposta satisfatórias. Este tipo de tumor pode ser detectado precocemente através de exames como a Mamografia, que, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, devem ser realizados anualmente a partir dos 40 anos. 

O câncer de intestino, também está entre os tumores que podem ser prevenidos. A colonoscopia de rastreio está indicada para todos os pacientes a partir dos 45 anos, com periodicidade variável de acordo com o resultado do primeiro exame.

Sim... Quem procura acha, e quem acha trata, e quanto antes isso acontecer, maior chance de cura! LUTE PELA SUA SAÚDE MULHER, sua saúde é muito importante, cuide com muito carinho. Por isso, procure um profissional capacitado para atendê-la e mantenha seu acompanhamento regularmente.

Dra. Thais Dvulatk Marques
Médica Oncologista Cirúrgica do Complexo ISPON 
CRM-PR 32757 | RQE 24971 | RQE 24972


Compartilhe nas redes sociais: