Notícias

Fique por dentro das notícias

Manifestações Neurológicas COVID-19

A preocupação com o aumento no número de casos de Acidente Vascular Encefálico (AVE) relacionados à COVID-19 vem tomando corpo com o aumento de relatos feitos por médicos de outros países.

Manifestações Neurológicas COVID-19

A percepção cada vez maior de que o coronavírus SARS-CoV-2 causa alterações neurológicas e pode provocar microcoágulos nos vasos sanguíneos, nos faz temer um aumento no número de casos de Acidente Vascular Encefálico (AVE) relacionados à COVID-19. A preocupação vem tomando corpo com o aumento de relatos feitos por médicos de outros países, como nos EUA onde pacientes previamente hígidos com idade entre 30 e 40 anos tiveram AVEs - nos quais posteriormente se identificou o novo coronavírus. Pesquisadores chineses já haviam publicado estudos observacionais com pacientes da doença que tiveram AVE, assim como espanhóis já fizeram também esse relato.


A principal suspeita é de que isso ocorra porque o coronavírus parece provocar distúrbios no processo de coagulação, e isso tem relação direta com o grau da infecção e a severidade do quadro clínico - quanto mais intensos, maior a possibilidade de envolvimento do sistema nervoso central. As manifestações clínicas cursam com cefaléia, rebaixamento do nível de consciência e déficits motores focais agudos. E todos esses sintomas podem se fazer presentes sem que qualquer sinal de infecção respiratória seja notado de início. Necrópsias em vítimas da doença revelaram a presença de pequenos coágulos nos vasos sanguíneos de diversas partes do corpo - incluindo o cérebro. Achados de edema do parênquima e trombose em artérias intracranianas já foram relatados mundo afora.


Diante dos fatos, devemos considerar que neste período de pandemia, ao se observar pacientes com manifestações neurológicas, deve-se considerar seriamente a infecção pelo coronavírus SARS-CoV-2 como diagnóstico diferencial afim de se evitar um diagnóstico tardio e a disseminação maior da doença.

Dr. Fábio Viegas
Médico Neurocirurgião do Complexo ISPON
CRM-PR 25867 | RQE 19049


Compartilhe nas redes sociais: