Notícias

Fique por dentro das notícias

Orientações e Cuidados com a Quimioterapia Via Oral

Orientações e Cuidados com a Quimioterapia Via Oral

O uso da quimioterapia oral na Oncologia representa o emprego de medicamentos na forma de comprimidos ou cápsulas para diminuir ou destruir as células tumorais. Em alguns casos, ela substitui totalmente a terapia intravenosa e em outros a complementa. Muitas vezes pode ser erroneamente percebida como uma opção pouco efetiva, porém vale lembrar que, apesar de ser administrada via oral, é uma forma de tratamento sistêmico, ou seja, que atua em todo o corpo. 

Somente o seu médico oncologista é capaz de definir se você poderá realizar o tratamento com quimioterapia via oral. É necessário considerar não somente o quadro em que se encontra a doença, mas também quais são as características e condições do paciente, com o objetivo de oferecer o tratamento mais adequado.

O medicamento via oral traz maior comodidade na administração por parte do paciente, eliminação do acesso venoso, reduz o tempo fora de casa e do trabalho, impactando diretamente em uma redução de custos ao paciente, bem como redução da carga emocional ligada ao fato de estar em uma clínica ou hospital para tratamento. 

É importante ressaltar que o tratamento com quimioterapia oral em casa não dispensa o paciente das consultas regulares com seu médico, para que este possa acompanhar a evolução do tratamento.

Em relação aos efeitos colaterais da quimioterapia oral  os mais comuns são: náuseas, vômitos, períodos de baixa imunidade, diarreia e febre. Porém, os sintomas podem variar de acordo com o medicamento utilizado. Então é sempre importante avisar o oncologista de qualquer reação após o início do uso da quimioterapia oral. 

Os efeitos colaterais podem variar se o paciente estiver utilizando a quimioterapia oral associada com outros medicamentos. Embora a maioria dos efeitos colaterais seja reversível, pode ser necessário suspender a medicação ou reduzir a dose em alguns casos.


Cuidados em casa
É importante conservar os medicamentos conforme recomendação do fabricante:

Temperatura ambiente: entre 15° e 30°C. Protegido da luz, calor e umidade. Não armazenar em banheiro ou cozinha devido estes ambientes sofrerem constantes oscilações de temperatura e umidade.

Refrigerado: entre 2° e 8°C. Não colocar na porta do refrigerador, dentro ou próximo do congelador ou no freezer.  Preferencialmente, colocar no fundo do refrigerador, na prateleira próxima da gaveta das verduras. Se puder, coloque dentro de uma caixa plástica com tampa para proteger a embalagem de possíveis acidentes. 
Manter o medicamento em sua embalagem original, em local seguro, longe de outros medicamentos de uso familiar e fora do alcance de crianças ou animais de estimação.


O fazer se esquecer de tomar o medicamento?
Caso você esqueça de tomar o medicamento, não tome uma dose extra. Aguarde até a dose seguinte e tome a sua dose habitual em seguida. 

Qual a duração do tratamento com quimioterapia oral?
A duração do tratamento varia de meses a anos, dependendo da natureza de sua doença e de sua resposta individual ao tratamento. Seu médico o informará sobre quando você deve parar de tomar a medicação.

Como devo descartar?
O descarte da embalagem vazia, bem como dos comprimidos que porventura não venham a ser utilizados, deve ser realizado junto à farmácia ISPON.

Em casos de dúvidas, consulte sempre o seu médico oncologista ou uma das farmacêuticas do ISPON.

Morgana Koppen Jesus
Farmacêutica Responsável Técnica do ISPON
CRF-PR 16159


Compartilhe nas redes sociais: