Orientações

Informações

Diferença entre Prevenção e Rastreamento

Diferença entre Prevenção e Rastreamento

Muita gente usa os termos rastreamento e prevenção como sinônimos, mas eles não são. Rastrear significa achar o rastro, "ir atrás", e no caso da medicina, buscar uma doença. Isso implica em dizer que essa doença já se instalou. Logo, quando falamos em rastreamento estamos tentando encontrar uma doença cedo, para diminuir os possíveis danos à saúde. 
Por outro lado, quando se fala de Prevenção, na maioria das vezes, a sociedade, profissionais de saúde e governo estão se referindo à prevenção primária, ou seja, às medidas que evitam o surgimento de uma doença/condição patológica. 
Dentro da Epidemiologia, podemos dividir a prevenção em 4 níveis: Neste texto, irei me ater aos níveis de prevenção primária e secundária, os quais englobam os conceitos de Prevenção e Rastreamento. 

- Prevenção Primária: É aquela que atua antes da doença se desenvolver, visando combater os fatores de risco e agentes causais que levam ao nascimento de uma doença. Exemplos de prevenção do câncer são o combate ao tabagismo, a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, vacina contra o HPV, tratamento de infecção por H. pylori, cirurgias de mastectomia e ooforectomias em pacientes portadoras de mutações que aumentem o risco de desenvolvimento de cânceres de mama e ovário e várias outras medidas. 

- Prevenção Secundária: Corresponde ao primeiro passo no combate à doença, uma vez que ela já se instalou: o diagnóstico precoce. Aí entra o conceito de rastreamento. A detecção precoce de um câncer, por exemplo, possibilita que ele seja tratado adequadamente em um estágio inicial, aumentando assim as chances de cura do paciente. Portanto, quando ouvimos falar e rastreamento, estamos nos referindo à prevenção secundária. Ou seja, não foi possível evitar o surgimento do tumor, porém estamos tentando encontrá-lo ainda no início para aumentar as chances de cura e reduzir os riscos para o doente. 

Sabe aqueles exames que a população precisa fazer como rotina a partir de certas idades tipo mamografia, "Papanicolau", o exame de próstata, a colonoscopia e muitos outros envolvendo outras especialidades médicas além da oncologia? Então, eles não servem para prevenir o surgimento dos cânceres (prevenção primária), mas sim para descobri-los cedo e aumentar as chances de cura com o tratamento (prevenção secundária). 

Portanto, "Prevenção" é um termo muito amplo, que inclusive engloba o conceito de rastreamento. Porém "rastrear" não significa prevenir em todos os seus níveis. Além destes níveis de prevenção, ainda temos os níveis terciário e quaternário, que daí já envolvem medidas referentes à redução de danos, controle da doença já instalada, recuperação de déficits ou incapacidades e medidas para evitar iatrogenias (intervenção em saúde que resulte em prejuízo ao paciente), mas este é um assunto para um capítulo a parte. 
 

Dr. Pedro Grachinski Buiar
Médico Oncologista Clínico do Complexo ISPON 
CRM-PR 32421 | RQE 24830 | RQE 24831 
 


Compartilhe nas redes sociais: